Pre Loader

Rua João de Laet, 219 - Vila Aurora - São Paulo

PEC – PAVIMENTO ECOLOGICAMENTE CORRETO

  • Home
  • PEC – PAVIMENTO ECOLOGICAMENTE CORRETO
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Soleil Consultoria de Projetos e Obras aposta em pavimentos com permeabilidade, que podem contribuir para que a água penetre no solo.

O concreto permeável ou poroso é a última etapa de um sistema de drenagem. Tecnologia ainda incipiente no Brasil, o material vem sendo adotado pela Soleil Consultoria de Projetos e Obras para atender o que as legislações municipais pedem em relação à infiltração e permeabilidade na pavimentação de terrenos.

Isso porque o concreto permeável permite que a água das chuvas passe através dele e seja armazenada nas camadas inferiores, base e sub-base, até ser conduzida ao lençol freático por meio do subleito ou então levada ao sistema de drenagem da cidade. Sem perder espaço de pavimentação, tem-se uma área pronta para absorver precipitações, evitando enchentes e realimentando o aquífero subterrâneo.

Diferenças entre o Pavimento Tradicional e o Pavimento Ecológico

Pavimento Asfáltico Tradicional: em função da seção transversal da via, a água irá para as bordas do pavimento e deverá ser recolhida através de um sistema de drenagem composto por guias, sarjetas, bocas de lobo, ramais de galeria com tubos, poços de visitas e galeria tronco que dirigirá a água coletada para córregos ou rios. Salientamos que a água assim coletada é provavelmente contaminada por hidrocarbonetos e outros elementos nocivos a seu uso.

Pavimento (CPA – Camada Porosa Asfáltica) Ecologicamente Correto: a água proveniente da precipitação pluvial será absorvida pelo revestimento drenante e dirigida, em função da seção transversal projetada, para o sistema de drenagem lateral composto por dreno horizontal, executado longitudinalmente ao pavimento.

O Pavimento Ecologicamente Correto utiliza materiais reciclados em todas as camadas, preservando os aterros sanitários e todo o eco sistema, fazendo com que não necessite de pavimentos com algo que possa prejudicar o solo.

Com os mesmos benefícios do piso normal, proporciona um piso permeável, drenante e resistente, protegendo o solo de pisos que possam prejudica-lo. A Soleil Consultoria de Projetos e Obras pensa na sustentabilidade, por isso aposta alto nesse piso e acredita que é possível para tráfego mais pesado e intenso das cidades, e não é danificado por líquidos corrosíveis como combustíveis e por ser de concreto, é seguro mesmo em dias de chuva.

Além de tornar a estrutura urbana bem mais agradável e melhorar a qualidade de vida da população, este é um pavimento ecologicamente correto. Reflete a luz solar, retém pouco calor, amenizando as altas temperaturas de verão, e aumenta a permeabilidade da superfície, permitindo a absorção da água das chuvas pelo solo. Pode-se utilizar mão de obra local e ferramentas simples e a matéria prima usada é abundante e não poluente.

O Pavimento Ecologicamente Correto utiliza materiais reciclados em todas as camadas do pavimento, preservando os aterros sanitários, dando nova vida para as nascentes através da recarga do lençol freático, com isto, não haverá erosão lateral das estradas e carregamento de materiais finos para os córregos, evitando o assoreamento e as enchentes.

Seus principais benefícios são:

  • Redução dos riscos de aquaplanagem
  • Redução das distâncias de frenagem sob chuva
  • Aumento de distância de visibilidade e diminuição de projeto de cortina de água (spray)
  • Redução dos níveis de ruído
  • Aumento da permeabilidade da via proporcionando que as águas pluviais penetrem no solo realimentando o lençol freático

PAVIMENTO ECOLOGICAMENTE CORRETO

ENSAIO PARA DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DRENANTE DO PAVIMENTO

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.