Pre Loader

Rua João de Laet, 219 - Vila Aurora - São Paulo

Controle Tecnológico Concreto e Aço

  • Home
  • Controle Tecnológico Concreto e Aço
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

É fundamental a realização do controle tecnológico do concreto realizado na obra, independente do controle de produção realizado pelas concreteiras. Isso porque existem inúmeras variáveis que interferem na qualidade do material desde a saída da central até a sua utilização. Um atraso no caminhão-betoneira que ultrapasse os limites previstos em norma, mudanças climáticas ou adição excessiva de água no concreto são apenas alguns dos fatores que podem comprometer a resistência e desempenho do material. E mesmo que nenhum desses problemas externos interfira, há ainda o risco de a construtora receber um material que tenha saído da própria central fora de especificação, pois as normas aceitam que o controle das concreteiras seja estatístico, portanto algumas concreteiras não garantem 100% da produção.

Da mesma maneira a realização do controle tecnológico do aço a ser utilizado na obra, independente dos laudos apresentados pelos fornecedores e/ou fabricantes é de grande importância para verificação e acompanhamento do material a ser aplicado com a realização dos ensaios de tração, dobramento e aderência.

Portanto, a contratação de um laboratório gabaritado para a execução destes serviços é de fundamental importância, para garantir o bom desempenho do concreto armado. A construtora deve estar atenta à escolha dos materiais, à dosagem dos componentes do concreto e à aplicação do material durante toda a obra e o controle tecnológico fornece subsídios para a avaliação da qualidade da obra e pode indicar causas de patologias que eventualmente possam ocorrer.

A Soleil segue rigorosamente os procedimentos previstos nas normas vigentes, bem como as determinações  dos órgãos competentes. Segue a baixo as referências normativas utilizadas pela Soleil:

  • NBR 6152/1192 – Materiais Metálicos – Determinação das Propriedades Mecânicas a Tração;
  • NBR 6153/1988 – Materiais Metálicos – Ensaio de Dobramento;
  • NBR 7480/1996 – Barras e Fios Destinados a Armaduras para Concreto Armado;
  • NBR 7215/1996 – Cimento Portland – Determinação da Resistência a Compressão;
  • NBR 12655/2006 – Concreto de Cimento Portland – Preparo, Controle e Recebimento – Procedimento;
  • NBR 5739/2007 – Concreto – Ensaio de Compressão de corpos-de-prova cilíndricos;
  • NBR NM 67/1996 – Concreto – Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco de Cone;
  • NBR 8522/2008 – Concreto – Determinação do Módulo Estatístico de Elasticidade à Compressão;
  • NBR 12142/2010 – Concreto – Determinação da Resistência a Tração na Flexão em corpos-de-prova prismáticos;
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.