A Soleil possui uma vasta experiência na execução de Sondagens a trado, com uma equipe experiente de laboratoristas que seguem rigorosamente as determinações e procedimentos previstos na ABNT NBR 9603/1986, que preconiza as condições exigíveis para execução de Sondagem a Trado.
A Sondagem a Trado é um método de investigação geológico-geotécnica, que consiste em uma perfuração manual, na maioria das vezes com diâmetro pequeno e profundidade rasa, utilizada para coleta de amostras deformadas, voltadas a ensaios de caracterização laboratoriais do solo, bem como determinação do nível d’água e identificação dos horizontes do terreno.
Utiliza como equipamento principal o trado que consiste em um instrumento de coleta do solo, constituído por uma concha metálica dupla ou helicoidal (espiral), que vai perfurando o solo, enquanto armazena o material perfurado. Tal instrumento é acionado através de hastes de aço rosqueáveis e possui, em seu topo, uma cruzeta para a aplicação do torque. Usualmente, o diâmetro do trado tem entre 2” e 3” (5 cm e 7,6 cm).
Segundo a ABNT NBR 9603/86 os equipamentos necessários para a realização dessa sondagem são:
- Trado cavadeira, com diâmetro mínimo de 63,5 mm;
- Trado helicoidal, com diâmetro mínimo de 63,5 mm;
- Cruzetas, hastes e luvas de aço, com diâmetro mínimo de 25 mm;
- Chaves de grifo;
- Medidor de nível d’água;
- Metro ou trena;
- Recipientes para amostras;
- Parafina ou fita colante;
- Saco plástico e de lona;
- Etiqueta para identificação;
- Ponteira constituída de bisel com 63 mm, largura e comprimento mínimo de 200 mm.